top of page

CENTRAL DE AJUDA

Suas dúvidas esclarecidas

QUANTO TEMPO LEVA A CONSULTA?

O tempo de cada consulta depende muito da complexidade da queixa de cada paciente. É reservada 1h para as primeiras consultas, visto que é onde será colhido todo o histórico do paciente, revisados os exames já realizados em investigações anteriores e também um exame físico minucioso. E, para as demais consultas, são reservados 30 minutos. Entretanto, em alguns casos, não é possível concluir todo o processo neste tempo. Neste caso, pode ser necessário um novo agendamento para concluir a consulta. 

POSSO CONSEGUIR UMA CONSULTA PARA O MESMO DIA?

Se houver horário disponível, é possível. Entretanto, não são realizados "encaixes", pois, raramente, uma consulta é tão rápida que reste horário para um encaixe. Além disto, é impossível avaliar o tempo necessário para qualquer consulta, mesmo que o paciente acredite que possa resolver seu problema em 5 ou 10 minutos. Acelerar o processo coloca em risco o diagnóstico e a tomada de decisão do profissional, o que poderia resultar em uma conduta inadequada, com risco para o paciente. E, caso não se consiga manter o tempo dentro do programado, haverá prejuízo no tempo dedicado ao paciente seguinte. Eventuais sobras de tempo entre consultas são usadas pelo profissional para responder mensagens urgentes recebidas pela secretária, ou atender às demandas destas mensagens.

O QUE UM NEUROLOGISTA ATENDE?

O neurologista é o médico especializado em doenças do sistema nervoso central e periférico. Diferentemente do psiquiatra, que aborda as doenças mentais, o neurologista estudou as doenças estruturais do sistema nervoso. Exemplo de doenças atendidas pelo neurologista são Cefaléias, Doenças Degenerativas do Envelhecimento (D. de Alzheimer, outras demências, D. de Parkinson e outras), Acidentes Vasculares Cerebrais, Neuropatias Periféricas, Doenças Neuromusculares. Algumas vezes há uma sobreposição entre o que é tratado pelo neurologista e pelo psiquiatra, havendo a necessidade de compartilhar o atendimento entre estes profissionais, quando há duvidas em relação ao diagnóstico, como no TDAH, por exemplo, e algumas outras doenças mentais. Neste caso, o profissional solicitará que o paciente seja avaliado pelo outro, quando assim entender necessário.

A DRA. MAGDALENA ATENDE CRIANÇAS?

Crianças têm uma biologia própria e patologias próprias. O profissional precisa ser treinado em neuropediatria para atendê-las. A Dra. Magdalena atende crianças a partir de 12 anos de idade, pois, a partir desta idade as patologias passam a assemelhar-se às dos adultos, bem como sua resposta biológica aos medicamentos e terapêuticas indicadas.

A DRA. MAGDALENA ATENDE A TODAS AS PATOLOGIAS NEUROLÓGICAS?

A Dra. Magdalena atende a todas as patologias neurológicas, entretanto, tem seu foco em cefaléias e doenças degenerativas do envelhecimento. As patologias requerem que o especialista aprofunde seus conhecimentos e também se atualize com frequência, porque o conhecimento é dinâmico e, atualmente, cada vez mais acelerado. Portanto, cada profissional procura determinar um rol de patologias onde se sinta suficientemente seguro de conseguir se manter atualizado. Assim, caso o diagnóstico seja de Esclerose Múltipla ou Doenças Neuromusculares, os pacientes são encaminhados a neurologistas que se dedicam expressivamente a estas patologias.

A DRA. MAGDALENA ATENDE TDAH?

O TDAH é uma daquelas patologias onde a fronteira entre a neurologia e a psiquiatria se misturam. Em pacientes que têm TDAH como patologia primária, sem comorbidades psiquiatricas, a Dra. Magdalena se sente confortável em atender. Entratanto, quando existe outra patologia psiquiatrica associada (transtorno de humor bipolar, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno borderline  e outros) existe um risco das medicações usadas para o TDAH piorarem estas condições. Neste caso, o melhor é que o paciente seja atendido por um psiquiatra, que terá o treinamento para fazer estes diagnósticos e gerenciar eventuais complicações no manejo das medicações. 

A DRA. MAGDALENA  FAZ DIAGNÓSTICO DE AUTISMO?

O Autismo em adultos é um diagnóstico que vem sendo compreendido muito recentemente e ainda há poucos profissionais habilitados a fazê-lo. Apesar de os neuropediatras fazerem este diagnóstico em crianças, os neurologistas não foram treinados para isto, em adultos. O seu tratamento envolve manejo psicoterápico e, eventualmente, medicações psiquiátricas. Assim sendo, o profissional melhor habilitado a fazer este diagnóstico e seu diagnóstico diferencial de outra patologia psiquiátrica, é o psiquiatra. Apesar de estar acompanhando alguns pacientes que tiveram seu diagnóstico de autismo na infância e precisaram procurar outro médico na idade adulta, para manter os medicamentos para controle comportamental, a Dra. Magdalena não se sente habilitada a fazer diagnóstico de autismo e, portanto, não recebe pacientes que não têm este diagnostico estabelecido. Caso o psiquiatra encaminhe para investigar se há doença neurológica concomitante, para ajudar no diagnóstico diferencial, sim.

bottom of page